Filme: O Porto (Le Havre)


Titulo Original: Le Havre
Titulo no Brasil: O Porto
Data de Estréia: 02/03/2012
Gênero: Comédia / Drama
País de origem: Finlândia / França / Alemanha
Ano de lançamento: 2011
Tempo de duração: 93 minutos
Direção: Aki Kaurismäki
Estudio: Imovision

Vote nesse filme:
5 votes, average: 4,80 out of 55 votes, average: 4,80 out of 55 votes, average: 4,80 out of 55 votes, average: 4,80 out of 55 votes, average: 4,80 out of 5 (5 votos, Média: 24)
Loading...

 

O filme “O PORTO” conta a história de Marcel Marx, um escritor aposentado que se exilou voluntariamente na cidade portuária de Le Havre, onde exerce a profissão de engraxate de sapatos, que não lhe dá dinheiro, mas lhe permite ficar mais próximo das pessoas.

Ele abandonou toda e qualquer ambição literária e vive em um mundo reduzido, formado pelo restaurante da esquina, seu trabalho e sua esposa Arletty.

Marx vive feliz em uma rotina que consiste em seu trabalho, seu bar preferido e sua esposa Arletty quando, inesperadamente, o destino coloca em seu caminho o jovem imigrante africano Idrissa, procurado pelas autoridades e o detetive Monet por estar tentando chegar ilegalmente dentro de um container em Londres.

Ao mesmo tempo em que sua esposa fica gravemente doente e internada em um hospital, a única coisa que Marx pode fazer é combater a fria indiferença humana para tentar ajudar o jovem imigrante a chegar a seu destino, com o único recurso que lhe resta: O otimismo e a solidariedade de seus vizinhos.

Em meio a crise e a falta de dinheiro, o milagre é derivado do otimismo de Marx, contagiando a vizinhança que por sua vez também acolhe o garoto e apoia a decisão do engraxate. O Porto – título em português – muito mais que referente a cidade portuária acaba sendo um porto seguro, repleto de solidariedade e fraternidade daqueles que habitam a pacata Le Havre.

Aki Kaurismaki em uma entrevista relatou sua falta de esperança na humanidade – “Quando não há esperança, não há mais razão para ser pessimista” – e em contrapartida produziu um filme onde a bondade e a esperança emergem mesmo em tempos difíceis. O diretor retrata a sociedade não como ela realmente é, mas sim como ela poderia ser e coloca a caridade como um milagre vencendo até mesmo a lei, através da solidariedade prestada pelo detetive Monet – que não por acaso leva o nome de Monet, pintor e sociólogo conterrâneo de Le Havre.

O Porto, representante da Finlândia e forte candidato a concorrer como melhor filme estrangeiro no Oscar 2012 , é o ponto de vista otimista de uma situação desesperançosa recorrente.


Assistir o Trailer do filme O Porto (Le Havre)

 


Indique o filme O Porto (Le Havre): Compartilhe O Porto (Le Havre) no Delicious Compartilhe O Porto (Le Havre) no digg Compartilhe O Porto (Le Havre) no facebook Compartilhe O Porto (Le Havre) no Google BookMarks Compartilhe O Porto (Le Havre) no MySpace Compartilhe O Porto (Le Havre) no twitter Compartilhe O Porto (Le Havre) no Windows Live Compartilhe O Porto (Le Havre) no  UEBA  


Elenco (tags): , , , , , , , , , , , ,


1 comentário sobre o filme O Porto (Le Havre)

  1. jolvanefer disse:

    eu nao asisti ainda mais vou locar agora mesmo,muito bom o brog de voces

Comente o filme O Porto (Le Havre)



« »